Avanço na saúde de Xavantina e região

O médico que atua no Programa de Saúde da Família de Xavantina, doutor Eduardo Bravo, realizou investimentos que serão fundamentais para diagnóstico dos pacientes do município e da região. Após concluir uma especialização em gastroenterologia, ele adquiriu de forma particular dois aparelhos que possibilitam a realização de seis novos tipos de exame, além dos que já eram oferecidos no município.

Foram seis meses de participação no curso realizado em Goiânia, que lhe capacitaram para a realização de vídeo endoscopia alta, colonoscopia, retoscopia, retossigmoidoscopia, vídeo laringoscopia e pHmetria.

De acordo com ele, “os municípios precisam de profissionais que além de consultas e atendimentos básicos, realizem exames e procedimentos que possam oferecer um diagnóstico mais concreto antes de encaminhar a um especialista”.

 Estes serviços serão oferecidos a população, através de parceria com a Administração Municipal. “Os aparelhos são únicos na região e por isso exames que seriam feitos em cidades bem distantes agora podem ser realizados aqui mesmo e com menor custo para os municípios”, destacou o doutor.