Xavantina recebe Equipamento de Eletrocardiograma Digital do Portal de Telemedicina

       O município de Xavantina recebeu recentemente do Governo do Estado, um Aparelho de Eletrocardiograma Digital através do Portal de Telemdicina. O aparelho será utilizado nas Unidades Básicas de Xavantina e Linha das Palmeiras. Para o manuseio do equipamento, foram capacitados pelo Governo do Estado, dois profissionais do município: o Enfermeiro Varlei Ozelame e a Técnica de Enfermagem Joceli Formagini.
       O Diretor de Saúde e Assistência Social, Flademir Adauto da Silva, ressalta a importância deste equipamento, sem precisar deslocar o paciente para outros municípios: “com o Eletrocardiograma Digital os exames realizados, serão enviados via internet para Florianópolis, onde um médico especialista terá acesso, através do Portal de Telemedicina, e após a análise dos exames, disponibilizará os resultados no Portal em até 72 horas, para que os nossos profissionais possam repassar os resultados aos pacientes. Assim nossos pacientes podem aguardar os resultados dos exames em nosso município”.
       O Portal de Telemedicina surgiu em 2005 com a criação do projeto piloto chamado Rede Catarinense de Telemedicina (RCTM). O projeto é constituído pela instalação de um equipamento de eletrocardiograma e os exames realizados são enviados para o Portal de Telemedicina. Em Florianópolis, os médicos especialistas emitem o laudo. A partir deste piloto, com investimentos do governo do Estado, a RCTM se expandiu e atualmente está disponível em quase 90% dos municípios catarinenses.

ASCOM