Participação obrigatória: jovens que completam 18 anos em 2024 devem se alistar no serviço militar

O período de alistamento militar para o ano de 2024 está aberto, contemplando jovens do sexo masculino que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2024. Este processo é obrigatório e essencial para os cidadãos que desejam cumprir com seu dever militar.

Para realizar o alistamento, os interessados devem se dirigir à Junta Militar 158°, localizada na Prefeitura de Xavantina, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço. Essa documentação é essencial para solicitar a dispensa militar (CDI) ou para se alistar e servir no exército brasileiro.

É importante ressaltar que, para aqueles que optarem por se alistar e servir o exército, devem se dirigir a um município tributário. O mais próximo de Xavantina é o município de Chapecó – SC, onde serão realizadas as etapas adicionais do processo de alistamento e seleção.

O prazo para o alistamento militar vai de 1 de janeiro a 30 de junho de 2024. Os jovens que não realizarem o alistamento dentro desse período estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, além de não poderem obter documentos importantes como passaporte, título de eleitor, entre outros.

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com a Junta Militar 158°, através do telefone (49) 3454-3100, pelo site http://alistamento.eb.mil.br, ou comparecendo pessoalmente.