Quer emitir sua nova carteira de identidade gratuitamente? Procure o Setor de Incra/Documentos na Prefeitura de Xavantina

Você sabia que a Nova Identidade Nacional é emitida de forma gratuita? Essa iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a um documento essencial para a identificação, trazendo diversas melhorias em relação ao RG comum.

Uma das grandes mudanças é a unificação dos números de registro, eliminando possíveis variações que existam nos 27 estados da Federação. Isso significa que a Nova Identidade Nacional evitará a emissão de documentos com numerações diferentes.

A Nova Identidade Nacional será emitida em duas versões: física e digital, ambas com o mesmo layout e nível de segurança. A versão física pode ser em papel ou policarbonato, atendendo àqueles que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. Já a versão digital está disponível através do aplicativo GOV.BR, porém, somente após a emissão da carteira física.

Para garantir a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, permitindo que qualquer cidadão verifique se a identidade é legítima e se não foi furtada ou extraviada.

Entre as principais mudanças da Nova Identidade Nacional em relação ao RG comum, destacam-se:

1. Forma Digital: Agora é possível obter uma versão digital da identidade, acessível para pessoas maiores de 18 anos com conta no gov.br nos níveis Prata e Ouro.

2. QR Code de Segurança: A presença do QR Code proporciona maior segurança e praticidade nas verificações de identidade.

3. Aceitação Nacional: A Nova Identidade Nacional é aceita em todo o país, simplificando o processo de identificação em diversas situações do dia a dia.

Além disso, é importante estar ciente dos documentos necessários para a emissão da Nova Carteira de Identidade, que incluem 1 foto 3×4, certidão de nascimento para solteiros, certidão de casamento para casados/separados/divorciados/viúvos com dados atualizados e averbações, além de outros documentos específicos para menores de 16 anos.

A emissão da Nova Carteira de Identidade para os moradores de Xavantina é realizada no setor de Incra/Documentos da Prefeitura de Xavantina. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre os documentos necessários, entre em contato pelo telefone (49) 3454-3100.