Projeto Odonto Sesc é encerrado com sucesso

 Após dois meses de atividades em Xavantina, o OdontoSesc foi concluído na última semana e superou as expectativas. No que se refere aos atendimentos clínicos, a meta de pacientes para o período era de 337 e chegou a 632 pessoas, com 588 tratamentos concluídos. No total foram 2.448 atendimentos realizados. Todas as atividades foram feitas sem custo para a comunidade local.

 

A equipe dá destaque ao número de radiografias que foram 346 e também as cirurgias, onde estão inclusas as extrações que chegaram a 294 procedimentos. Os 16 pacientes que não concluíram o tratamento já foram encaminhamentos às unidades de saúde para seguir o atendimento dentário. Além da parte clínica, o projeto também tem como foco a difusão de ações preventivas para garantir melhores condições de vida a população. Foram promovidos momentos junto às escolas, grupos sociais e pacientes clínicos visando dar autonomia aos indivíduos no cuidado da sua saúde. Foram abrangidas no total 5.955 participações da comunidade em apresentações de palestras, vídeos educativos, orientações e dinâmicas. Além do tema saúde bucal, houve participações de outros profissionais como fisioterapeuta, psicólogos, policiais militares, enfermeira, bombeiros e nutricionista. Os dentistas e agentes comunitários de saúde também colaboraram com o projeto.

 

Junto dos profissionais do município quem coordenou as atividades foram a responsável pela parte clínica, Márcia Macoski e a assistente social e educadora em saúde Sandra Peretto.