Mudas de gramas são plantadas no viveiro municipal

Mais de 12 mil mudas gramas perenes foram plantadas no viveiro municipal de Xavantina nesta semana. A atividade foi desenvolvida através do Departamento de Agricultura e deve servir como uma forma de melhorar o cultivo de pastagens e até mesmo a produção de leite no município.

São cinco tipos de gramas cultivadas com características específicas para atender todas as necessidades, como a tyfton 85, capim pioneiro, missioneira gigante, gigs e ermate. Inicialmente as 15 propriedades referência, que receberam e já trabalham com o kit forrageiro, devem receber as mudas de forma gratuita.

A ideia é buscar sempre melhor qualidade nas pastagens e consequentemente aumento na produção de leite e diminuição de custos.

A expectativa é de que em 20 dias as mudas sejam distribuídas. O viveiro municipal está localizado próximo ao Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER).