Famílias beneficiadas recebem instruções sobre cisternas

O município de Xavantina irá receber a implantação de 50 cisternas. Famílias rurais, cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e que são afetadas pela estiagem serão beneficiadas. Nesta quarta-feira, 17, foi feita a apresentação e assinatura do termo de adesão do projeto.

O representante da Cooperativa de Servidores Públicos e Privados de Santa Catarina (Coopesc), empresa vencedora da licitação feita pelo Estado, Cristian Schiavini esteve presente e repassou informações aos contemplados. “Cada cisterna tem capacidade de 16 mil litros e é capaz de garantir água para atender uma família com seis pessoas pelo período seis meses”, destacou.

Para a moradora de Linha das Palmeiras, Lúcia Lautério, “a gente nem sabia direito como funcionava, mas agora percebemos como vai ser importante pra nós”. Dilmar Molossi, de Linha Pinhal Preto também receberá uma cisterna, e disse que “sempre quis construir uma, mas por falta de dinheiro não consegui. Isso vai ajudar muito, ainda mais quando não chove e sofríamos com a falta de água”.

As construções estão previstas para iniciar em 60 dias. As famílias não terão nenhum custo. Em uma segunda etapa o município deverá receber mais 36 cisternas. O projeto tem o acompanhamento da Assistência Social, Defesa Civil e Agricultura do município.