R$ 3,5 milhões de prejuízo

Após um levantamento aprofundado dos estragos causados pela chuva em Xavantina na última semana, estima-se um prejuízo em torno de R$ 3,5 milhões.  Praticamente toda a malha viária do interior do município foi afetada, somando um total de 400 quilômetros, 10 pontes precisam ser reconstruídas e inúmeros bueiros precisam ser substituídos. A produção de leite, pastagens e produção de grãos também foi afetada. Esta é a segunda vez que o município decreta situação de emergência neste ano.

O setor de Transportes, Obras e Urbanismo trabalha na recuperação dos pontos atingidos. São 25 profissionais e muitos equipamentos e máquinas em atividade. Conforme a equipe "será um trabalho intenso e de longo prazo, que exigirá gastos extras com máquinas, peças, combustível e pessoal”.

No perímetro urbano a comunidade também foi afetada. Diversos estabelecimentos e propriedades foram alagadas e um deslizamento ocasionou morte no centro da cidade. Em função dos problemas nas estradas, as aulas foram suspensas no fim da semana e a instabilidade econômica também preocupa, já que a base da nossa econômica vem das pequenas propriedades rurais.

            Na quinta-feira, dia 24, choveu um montante de 120 milímetros em menos de uma hora em Xavantina.