Orientações da Vigilância Sanitária sobre o monitoramento de ambientes propensos à proliferação do mosquito da dengue.

Considerando as variações de temperatura em Xavantina, o setor de Combate à Endemias – Dengue e Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um comunicado para reforçar a importância do cuidado e monitoramento de ambientes propensos à proliferação do mosquito transmissor, “Aedes Aegypti”.

Dessa maneira, recomenda-se que os moradores realizem inspeções em suas residências e, ao identificarem objetos em desuso que possam acumular água parada, como pneus, lonas, baldes, reservatórios abertos, pratinhos de plantas, bromélias, calhas, entre outros, os eliminem ou movam para locais livres de infestação. Destaca-se a importância do manejo seguro e do uso de EPIs e repelentes.

Além disso, em caso de sintomas como dor de cabeça, dor retroocular, dor no corpo, febre alta e náuseas, recomenda-se procurar imediatamente assistência médica em uma das Unidades Básicas de Saúde do município. Os dados coletados de possíveis casos e casos confirmados são cruciais para o combate e monitoramento da patologia no município.