Vigilantes escolares iniciam trabalho em Xavantina

Nesta quinta-feira (01/06), iniciaram os trabalhos dos vigilantes contratados pela administração para atuarem nas escolas de Xavantina, tanto na sede, quanto em Linha das Palmeiras.

Os trabalhos iniciaram nas unidades escolares, EEF Pinhal Preto e Cmei Chapeuzinho Vermelho na sede, e em Linha das Palmeiras por ser um espaço compartilhado, o vigilante atuará na EEF Medianeira, Cmei Palmeirinha e compreenderá a EEF Deputado Massolini que pertence a rede estadual.

Os vigilantes estiveram reunidos no início da manhã com o vice-prefeito e a Secretária de Educação, e, posteriormente visitaram as unidades escolares para alinhamento do trabalho, apresentação das equipes de Gestão e conhecimento do espaço escolar.

O vice-prefeito Acacio Molossi que também participou da recepção aos profissionais, ressaltou a importância de todos trabalharem juntos “É hora de unirmos forças: comunidade escolar, pais e vigilantes, assim lograremos êxito na segurança de todos, principalmente das crianças que é nosso bem mais precioso”.

Esta contratação vem para suprir a necessidade de segurança para os alunos neste momento que é uma preocupação por parte de todos. “Atualmente todas as escolas do município contam com alguma medida protetiva, estamos agindo para reforçar estratégias, sendo esse um grande passo para que todos se sintam mais seguros, visto que a escola é para formar bons cidadãos com segurança e tranquilidade”, pontuou a Secretária de Educação Thuane Gandolfi.

A Secretaria da Educação também vem adotando outras medidas de segurança juntamente com as unidades escolares, como:

• Polícia Militar com patrulhamento ostensivo nas escolas;
  • Cuidado redobrado no atendimento;
  • Entrada e saída das crianças monitorada pela equipe escolar;
  • Treinamento das equipes escolares com Bombeiros e Policia Militar;
  • Elaboração do Plano de Ação Emergencial – Plano elaborado para fornecer diretrizes, estratégias, informações e dados que permitam a adoção de procedimentos lógicos, técnicos e administrativos a serem adotados em casos de acidentes e situações de emergência.

Um investimento de quase R$120 mil, para o ano de 2023, onde 02 vigilantes diários foram contratados, um para cada unidade escolar municipal.

Por: Izilde J P Fasolo – Assessora de Comunicação.