Programa de Controle ao Tabagismo está em andamento em Xavantina

Um novo grupo de apoio às pessoas que querem parar de fumar foi formado em Xavantina. O objetivo é motivar fumantes a deixarem de fumar e aumentar o seu acesso aos métodos eficazes para o tratamento da dependência à nicotina. No grupo, os usuários são preparados para a cessação. São abordados os sintomas da abstinência, sugestão de estratégias para controlar a vontade de fumar e para quebrar os estímulos dos adeptos da prática.

As atividades iniciaram no ano passado com as inscrições através dos Agentes Comunitários de Saúde. Foram realizadas entrevistas individuais com cada inscrito e iniciamos os encontros no mês de maio.

O programa funciona com quatro encontros, uma vez por semana, após os encontros passam a ser quinzenais e mensais. O material e parte da medicação para o desenvolvimento deste projeto é fornecido pelo Ministério da Saúde, através do INCA – Instituto Nacional do Câncer e o município fornece apoio profissional e o complemento da medicação aos participantes.

O tabagismo é uma doença

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

O número de mortes provocadas pelo consumo de cigarro aumentou de 4 milhões, no início do século, para mais de 7 milhões, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Metade das pessoas que consomem tabaco morre de doenças associadas ao fumo, principal causa evitável de doenças não-transmissíveis.

Além disso, a fumaça do tabaco libera milhares de toneladas de produtos cancerígenos, substâncias tóxicas e gases do efeito estufa.

A dependência da nicotina é muito complexa, e seu tratamento requer um autoconhecimento das razões que fazem cada pessoa fumar, orientações sobre como parar de fumar, como resistir à vontade de fumar e, principalmente, como viver sem cigarro.

Benefícios ao parar de fumar

A decisão de parar de fumar é sempre importante em qualquer momento da vida. Ao deixar de fumar, alguns benefícios se apresentam muito rapidamente, em questão de minutos, horas, e vão se somando, resultando em mais qualidade de vida sob todos os aspectos:

  • Após 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas: não há mais nicotina circulando no sangue;
  • Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 12 a 24 horas: os pulmões já funcionam melhor;
  • Após 2 dias: o olfato já percebe melhor os cheiros, e, o paladar já degusta melhor a comida;
  • Após 3 semanas: a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 1 ano: o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

A equipe de controle de tabagismo de Xavantina é composta pelos profissionais Gicelle Parisotto (Assistente Social), Vagner Grolli (Enfermeiro) e Bruna Rigo (Farmacêutica).

” A principal motivação para parar de fumar tem que partir do próprio paciente, precisa ter força de vontade, pois se trata de uma mudança de comportamento, de rotina, de estilo de vida. Contudo quando o paciente consegue passar por todos esses estágios do tratamento e logo após alguns dias percebe os benefícios que desfruta em parar de fumar, com certeza se sentirá um exemplo para as outras pessoas e um vitorioso nessa luta que é contínua”, ressalta Gicelle Parisotto, Assistente Social da Equipe do Programa de Controle ao Tabagismo.